Páginas

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

painéis de chifres de veado

Para compor um jardim vertical, pode-se optar por vasos ou placas. A escolha dependerá das espécies. No caso de vasos, o procedimento de plantio em peça comuns, o procedimento de plantio em peças comuns e  naquelas adequadas para parede é o mesmo.
Basicamente, basta definir o substrato ideal.
No entanto,, a fixação de plantas em placas é um pouco diferenciada, apesar de simples.
Abaixo passo a passo de, como fazê-la usando uma muda de chifre-de-ceado, espécie adequada para ambientes internos.
Com uma faca ou canivete, corte a muda amadurecida (1), puxando delicadamente (2).


E, então, retirando parte de substrato onde suas raízes cresceram (3). Importante lembrar que todas as ferramentas utilizadas devem ser esterilizadas.
No caso de chifre-de-veado, é possível identificar o amadurecimento observando uma quantidade mínima de quatro folhas, sendo que algumas apresentam esporos (pontos alaranjados) nas extremidades (4), garantindo a reprodução do novo exemplar.

Em seguida, coloque a muda sobre uma placa um pouco maior do que ela(5).
Foi escolhida uma de fibra de coco, evitando o uso de xaxim, produto cuja comercialização é proibida . Prossiga amarrando-a na placa, utilizando um pedaço de fitilho (6) ou um outro material resistente.


Ele deve passar em dois trechos da planta para fixá-la bem (7). Cuidado para não colocar o fitilho sobre as folhas novas.
Com o procedimento finalizado (8), o exemplar deve ser colocado em um local sombreado e adubado com produto foliar. Dessa forma enraizará em cerca de 45 dias, quando o fitilho poderá ser retirado, já que a planta estará fixada na placa por 
suas próprias raízes. No entanto, mesmo antes do enraizamento, ela já pode compor um jardim vertical, sozinha ou com outros exemplares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário